domingo, 24 de fevereiro de 2013

Leões e Cordeiros


Há mais de cem anos, 150 operárias de uma fábrica de tecidos, cansadas de desigualdade, organizaram entre si uma grande reivindicação contra o sistema trabalhista completamente machista, e a falta de oportunidade de crescer na vida com a falta de alguém para sustentá-las.

História velha, bem conhecida, mas nada respeitada. Pensamos nela como uma data especial, na qual as mulheres são presenteadas e ganham um extra em atenção. De fato, é uma data marcante, e sem ela talvez não existissem tantas mulheres no poder. Pensando em tanta desigualdade, nos vem à mente a escravidão dos negros, eram "operários" que trabalhavam com desigualdade extrema e pouca – ou nenhuma – oportunidade de autossustentação.

Pensando bem, os negros também ganharam um dia, como uma data especial, na qual ganham festas e em algumas cidades até um feriado. Mas não deixa de ser um dia mórbido, porque somos obrigados a lembrar que até a libertação dos escravos, muitos morreram e outros tantos sofreram.

No início, o dia 8 de Março, não era apenas uma data para comemoração, e sim, uma data com uma base intelectual, para olhar como a mulher crescia na sociedade.

Há mulheres hoje, nessa sociedade altamente capitalista, onde quem ganha é quem tem o corpo mais bonito e não a mente mais estruturada, que fazem seu manifesto silencioso, como por exemplo, Fernanda Young que, com seu humor sarcástico, já conseguiu tirar muitas outras mulheres do enfoque de beleza padrão.
E por que não, Geisy Arruda, trajando seu vestido vermelho, causou impacto na sociedade inteira. Estaria ela fazendo um manifesto contra um estereótipo que colocaram para a mulher?

Brincadeiras à parte, em um país onde as mulheres são vistas como produtos de marketing e não como seres humanos pensantes, nada mais justo mostrarmos a eles que mulheres não são monstros consumistas, que conseguem sim ter opinião sobre política, economia e – porque não - futebol?

No reino animal, por exemplo, são sempre as fêmeas que são as ‘chefes -de- família’ elas que cuidam da caça, enquanto o macho cuida dos filhotes. Será que não está na hora de as mulheres se transformarem em leoas e os homens perceberem que nessa, eles são os cordeiros? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário